Novos lançamentos da “Dark Side”: “A Casa do Terror – Volume 2” (80) e “Zombie – A Volta dos Mortos” (79)



Saiu em Fevereiro o número 16 da “Revista Dark Side DVD”, da “Works Editora”, distribuindo nas bancas o segundo volume da série de TV “A Casa do Terror” (Hammer House of Horror, 1980), com mais três episódios: “Dor Intensa”, “A Casa Que Sangrou Até a Morte” e “Charlie Boy”.
Em “Dor Intensa”, um antigo livro, contendo um poema com poderes especiais, ressuscita um espírito vingativo para aterrorizar um casal. O pai faz pesquisa para desenvolver alimentos, mas acaba negligenciando a própria família. Em “A Casa Que Sangrou Até a Morte”, uma família enfrenta um verdadeiro pesadelo quando se muda para uma casa com passado violento, que assombra seus novos moradores e começa a sangrar. Em “Charlie Boy”, um amuleto vodu, na forma de um boneco afro esculpido na madeira aparentemente com vida própria, provoca mortes violentas numa rica propriedade.
O legado da produtora “Hammer” para o cinema de horror é inestimável, com suas sangrentas adaptações dos grandes clássicos do gênero, incluindo as sagas de “Drácula” e o “Monstro de Frankenstein”. A ousadia - com muita violência, sangue e erotismo - sempre foi a principal característica do estúdio, que levou este estilo também para a televisão. Esta série de treze episódios está entre as grandes realizações do gênero, com histórias intensas e adultas, narradas no estilo que apenas a “Hammer” é capaz de demonstrar.
A revista traz artigos abordando a série em questão, com breves sinopses dos três episódios desse segundo volume, além da segunda parte do artigo sobre a história da “Hammer”, e um cartaz original de um clássico da produtora, “A Múmia” (The Mummy, 59), com a “dupla dinâmica” Christopher Lee e Peter Cushing.

Também em Fevereiro foi lançada a revista “Cine Monstro” número 7, trazendo encartado o DVD do filme italiano “Zombie – A Volta dos Mortos” (Zombi 2, 1979), de Lucio Fulci, um dos mais agressivos filmes de mortos-vivos do cinema.
Uma moça (Tisa Farrow, irmã de Mia), acompanhada por um repórter americano, parte para uma pequena ilha tropical à procura do pai, desaparecido misteriosamente. Quando chegam ao local, descobrem que a ilha está infestada por zumbis canibais que devoraram os últimos habitantes. Uma insana luta pela sobrevivência no cenário caótico tem início, quando defuntos putrefatos atacam os vivos, em algumas das cenas mais impressionantes e repugnantes do cinema de horror italiano.
Uma obra visceral, muitas vezes copiada. Este moderno clássico dirigido pelo mestre do choque Lucio Fulci narra acontecimentos inspirados em “Despertar dos Mortos” (1978), de George A. Romero. Esta edição em DVD usa a melhor matriz digital disponível, com espetacular qualidade de som e imagem, no formato original em widescreen na proporção 2.35:1. Os efeitos visuais - grotescos e realistas - do mestre Gianneto de Rossi, ficam ainda mais impressionantes nesta versão remasterizada, indicada aos colecionadores mais exigentes.
A revista traz artigos sobre o filme em questão, uma genealogia dos filmes de mortos-vivos de 1968 a 2005, resenhas de “Wolf Creek – Viagem ao Inferno”, “Doom – A Porta do Inferno”, “A Caverna”, “Escuridão” e “Rejeitados Pelo Diabo”, comentários sobre doze lançamentos em vídeo (entre eles, o italiano “Mundo Canibal”, de Umberto Lenzi), além de um cartaz original do clássico inglês em preto e branco “A Noite do Demônio” (Curse of the Demon / Night of the Demon, 1956).

Os fãs e apreciadores do cinema fantástico podem se considerar felizes porque existe o selo “Dark Side” da “Works Editora”. Dificilmente imaginaríamos que preciosidades como a série de TV “A Casa do Terror”, da lendária “Hammer”, e o ultraviolento “Zombie”, de Lucio Fulci, fossem distribuídos no formato DVD no Brasil. Isso sem contar as valiosas revistas que acompanham os filmes, sempre trazendo informações e imagens interessantes e enriquecedoras dos acervos dos colecionadores. Vida longa e próspera para a “Dark Side”!!!